sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Da capo

A vontade de começar um blog vem de tempos, mas nunca achei que escrevesse bem pra isso. Não pra fazer poesia, não sou muito boa com rimas. Também não acho que escreva bons contos, minhas tentativas dramáticas demais se resumem em poucas páginas da agenda pessoal que mantenho.
Mas sabia que tinha alguma coisa pra mostrar. E o empurrãozinho que faltava veio da decisão de mudar de uma vez por todas minha alimentação. Adoro cozinhar (tá, na verdade gosto de fazer muita coisa, eu era o tipo de criança que não ia brincar na rua depois do colégio, tava sempre metida em algum curso extra-curricular) e é esse gosto pessoal que vai iniciar meu blog.

Tentando resumir: Sempre tive acesso a uma alimentação mais saudável, era difícil encontrar besteirinhas no armário lá de casa. Sorte minha, mas demorou pra perceber o quanto isso era bom. Era só sair de casa, que eu atacava qualquer guloseima. Quando morei fora por um ano, minha alimentação virou uma coisa louca, comia de tudo e sempre além do que eu realmente precisava. Okay, vamos considerar o fato de estar num lugar diferente e querer conhecer novos sabores e experiências, além disso, tem aquela mania de bom anfitrião de insistir "come mais, mais um pouquinho, experimenta! Não vai provar? Comeu tão pouco, tava tão ruim assim?" que não audava muito.
Além da balança que não parava, minha saúde tava piorando. Voltei pra casa e meio que entrei nas linhas. Aí veio a faculdade, morar fora, dividir apartamento e ser responsável pela comida, menu favorito todo dia e liberdade de cozinhar o que bem entender, a balança começou a berrar de novo.
Até o dia em que recebemos uma visita em nosso apartamento de estudantes. Uma alma feminina pra me acompanhar no meio dos dois caras que dividem ap comigo. Foi quem me indicou o livro Magra&Poderosa, que fala sobre alimentação vegan. Já tinha tentado em casa o vegetarianismo, mas durou dois meses, porque nem todo mundo lá em casa queria mesmo abrir mão da carne. Tenho alguns amigos que são vegetarianos. Então tinha um contato e sempre tive essa possibilidade em mãos. Mas nunca pensei sériamente no assunto, pra decidir algo.
Talvez esse livro não tenha tudo a ver comigo, mas a linguagem que ele usa, dá pra ver que o que ele quer passar é: você é o que você come, sem ladainhas, vai direto ao ponto. Quer ser saudável, não coloque porcaria pra dentro de você! Não pense que esta deixando de comer coisas, se privando, apenas está colocando pra dentro só o que te faz bem.

Acho que foi esse ponto de vista que me fez repensar. Agora é a hora, eu decido, eu preparo e eu recebo os benefícios. Estou duas semanas sem comer carne animal, sem alcool e comendo coisas mais saudáveis. Vai ser assim por pelo menos três meses. Porque to pensando em não deixar de comer peixes e futos do mar. Mas primeiro quero provar que da certo, aí decido depois o que considerar mais sadável.


Ta aí, minha primeira receita é: repensar, abrir a mente, se decidir, se empenhar e receber os benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário